Blog - Qery


5 principais Soft Skills que todo empreendedor precisa para alavancar seus negócios

16/09/2020 10:09

Comentários 0

5 principais Soft Skills que todo empreendedor precisa para alavancar seus negócios

Artigo

Mais do que criar e administrar um negócio, o empreendedorismo é pensar além daquilo que se vê, seja em um novo negócio ou através de medidas inovadoras em empreendimentos já existentes –  o chamado intraempreendedorismo – identificando soluções e alternativas para demandas pouco exploradas e estudando mercados que necessitem de uma nova forma de chegarem até seu público-alvo.

 

Essa disposição de seguir rumo a inovação é uma das principais características que os empreendedores devem buscar, para desenvolverem-se pessoalmente e entenderem as novas necessidades criadas pela tecnologia e pela evolução natural de seus produtos e serviços. Neste artigo, abordaremos sobre as ferramentas e aptidões que todo empreendedor precisa ter para alavancar seus negócios.

 

Além do perfil inovador, as aptidões técnicas como contabilidade, finanças, gestão de projetos, marketing, dentre outras são fundamentais para o sucesso de qualquer  empreendedor. Junto a estas habilidades técnicas é necessário incorporar e desenvolver características pessoais que irão concretizar o sucesso do negócio.

 

O que são soft skills para o empreendedor?

As soft skills nada mais são do que habilidades comportamentais do indivíduo, que estão diretamente ligadas à forma e a qualidade das relações com o meio em que está inserido e com as pessoas que convive. Tais características interferem diretamente na produtividade e no desenvolvimento dos trabalhos e nos resultados alcançados. Alguns exemplos de soft skills:

 

  • Liderança

Talvez o item principal das soft skills para o perfil empreendedor. A liderança promove a identidade da empresa. Um bom líder gerencia os serviços e demandas e promove o entendimento do propósito da empresa para seus colaboradores, auxiliando no crescimento tanto se suas receitas quanto no sentido de pertencimento e capacitação de sua equipe.

 

  • Capacidade de Comunicação

Fundamental em qualquer relação, a comunicação alcança resultados positivos quando todos os envolvidos buscam entender, através de uma linguagem clara, os objetivos do negócio e como devem se planejar para concretizá-los, apresentando suas ideias, estipulando prazos e metas.

 

  • Iniciativa

Tomar a frente das situações, prever seus desdobramentos e agir positivamente perante as circunstâncias do negócio são características fundamentais de um líder empreendedor.

 

  • Trabalho em Equipe

Trabalhar com diferentes perfis de pessoas com diversas habilidades é desafio diário para o desenvolvimento de um empreendedorismo saudável. Desenvolver essa capacidade auxilia na retenção de talentos e no dinamismo do trabalho, seja para delegar funções ou para desenvolver projetos, motivando toda a equipe a conquistarem seus objetivos pessoais e da empresa.

 

  • Negociação

Diversos são os momentos em que o empreendedor deve negociar, seja com fornecedores, parceiros, equipe e até mesmo clientes. Saber negociar por um custo, serviço ou melhorias é fundamental para que o gestor consiga alcançar melhores resultados de faturamento.

 

Estas habilidades auxiliam no desenvolvimento do empreendedor de sucesso, fazendo com que o negócio cresça estruturado na técnica e no conhecimento de mercado, o que aumenta a vantagem competitiva e desenvolve o empreendedorismo voltado para a inovação.

 

Via: Intergroup

0 Comentários

Enviar comentário

Receba novidades